Acessibilidade

A rede de Bibliotecas Parque tem um acervo especial de mais de 2.800 audiolivros, livros digitais e livros em Braille. Além disso,  as unidades contam com computador com ferramentas que auxiliam a leitura para pessoas com deficiência, rampas de acesso e banheiros adaptados.

O Programa de Acessibilidade da Biblioteca Parque Estadual, patrocinado pela Cielo, inclui a capacitação de colaboradores, por meio de cursos e oficinas; uma programação cultural capaz de potencializar e democratizar o uso de todos os espaços das bibliotecas, e a disponibilização, em nossos computadores, do Browsealoud, uma tecnologia de suporte à navegação, à leitura e à compreensão de diferentes conteúdos na internet. Além disso, a BPE conta também com:

  • Teclados especiais em Braille
  • Lente de aumento eletrônica para livros
  • Page turner, que vira as páginas para os leitores com deficiências físicas
  • Máquina fusora, que aquece ilustrações de carbono, gerando o efeito de alto-relevo e permitindo às crianças com deficiência visual “verem” os desenhos
  • Sara Ce, que converte o texto de livros impressos em áudio

acessibi-01

Para que a acessibilidade vá além das adaptações de espaço, criamos, em 2016, o grupo de trabalho Vamos Falar Sobre Isso, que mensalmente reúne pessoas e instituições envolvidas e interessadas nos temas da acessibilidade a pessoas com deficiência e da acessibilidade social.

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida?

Fale Conosco