Sustentabilidade

As Bibliotecas Parque têm como uma de suas missões a educação ambiental, contribuindo para a formação de uma população consciente e preocupada com o ambiente, que possua os conhecimentos, as capacidades, as atitudes, a motivação e os compromissos para colaborar individual e coletivamente na resolução de problemas atuais e na prevenção de futuros problemas.

BPE tem certificação internacional

Em dezembro de 2014, a BPE se tornou a primeira biblioteca a alcançar a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold no Brasil e a segunda na América Latina. A certificação é dada a edificações cujos projeto e obra garantem o alto desempenho dos sistemas prediais, interiores, em termos de ambiente saudável, locais de trabalho produtivos, baixo custo de manutenção e operação e redução dos impactos ambientais.
Para isso, encomendou ao Instituto de Estudos do Trabalho da Sociedade (IETS) um programa de educação ambiental que estabeleceu os seguintes objetivos:
• Tornar a BPE centro de referência na área de educação ambiental
• Sensibilizar os visitantes para a questão ambiental
• Motivar o debate sobre sustentabilidade
• Gerar multiplicadores
• Promover a interação escola-universidade-sociedade civil
• Ter um acervo de referência na área
• Ser um centro catalisador de ações e pesquisas na área de educação ambiental
O projeto foi implantado em parceria com a Light.

Sustentabilidade

Energia solar

A Light financiou a construção de uma área de aproximadamente 2.000m² de ecotelhado nos prédios principal e administrativo, mais uma usina de geração de energia fotovoltaica. O equipamento fornece cerca de 50 MWh por ano, assegurando a economia no consumo de energia. A usina compensará 132,5 toneladas de CO².

Arquitetura verde

O chão da BPE é de madeira certificada. Os vidros das janelas reduzem o calor. A fórmica utilizada no mobiliário é feita de garrafas PET. Toda a água captada pelo ecotelhado é reusada. A cobertura da biblioteca é verde e os jardins respeitam a diversidade necessária para garantir a vida e seu ecossistema.

Fácil acesso

As Bibliotecas Parque ficam em locais com grande oferta de transporte público como ônibus, metrô, mototáxi e pequenas caminhadas a pé. A BPE e a BPN contam, ainda, com bicicletários. Veja mais em Visita.

Reciclagem

Em parceria com a Clin, a BPN realiza semanalmente ações de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Uma vez por semana todos os resíduos da unidade são separados cuidadosamente pela equipe de limpeza e entregues selecionados para a reciclagem.