Contato

Fale Conosco






O nome “Parque” vem do conceito de convergência de várias linguagens artísticas  além da leitura, claro  como teatro, música, dança, que você encontra nos ambientes descontraídos e aconchegantes da rede de Bibliotecas Parque. Assim como em um parque, você pode visitar nossas bibliotecas simplesmente para passear, se divertir, passar o tempo… ou unir tudo isso a uma gostosa leitura.

Sim, temos wi-fi aberto em todas as bibliotecas da rede. A senha está disponível nos balcões de atendimento.

As aquisições de acervo das Bibliotecas Parque são feitas somente através de editoras, de distribuidoras e de livrarias.

Entre em contato com o telefone (21)3874-4545, falar com Jeanne.

O regulamento da rede indica que: “em caso de perda de livro, o(a) leitor(a) deverá substituí-lo por outro com o mesmo título”. Aguardamos, portanto, a aquisição do título.

Na BPE, a retirada de volumes esquecidos no escaninho acontece toda sexta-feira, das 11h às 15h30. Volumes esquecidos em quintas-feiras são devolvidos a partir da sexta-feira da semana seguinte, das 11h às 15h30.

Para as outras Bibliotecas, informe-se em:

Biblioteca Parque Manguinhos – faleconosco.bpm@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Niterói – faleconosco.bpn@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Rocinha – faleconosco.bpr@biliotecasparque.rj.gov.br

Os pertences ficam armazenados nas Bibliotecas Parque por até 30 dias. Depois desse período, dependendo do estado dos objetos eles são doados a instituições parceiras, igrejas e ONGs filantrópicas ou descartados.

Documentos

Documentos esquecidos em nossas dependências ficam por até 30 dias na BPE. Após esse período, são encaminhados para a agência dos Correios da Rua Buenos Aires (Centro). Lá, ficam guardados por uma semana. Depois desse período, podem ser rastreados pelo site dos Correios na opção “Achados e Perdidos”.

A rede de Bibliotecas Parque não aceita doações de livros didáticos. Sugerimos que procure alguma biblioteca escolar ou comunitária do bairro onde mora.

Abraço.

Para doações, entre em contato com o Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB):  

e-mail mtsilva.seb@gmail.com tel: (21) 2334-8119 (falar com Sra. Teresa)

Obs.: O SEB não recebe livros didáticos.

Informe-se sobre agendamento de espaços aqui.

Se você mora em alguma residência, pode trazer uma declaração escrita de próprio punho pel@ proprietário / locador do imóvel onde está, afirmando que você mora com essa pessoa. Nesse caso, traga uma cópia de documento com foto dessa pessoa e um comprovante de residência dela.

Se estiver em situação de rua, os hotéis populares fornecem atestados de moradia.

Informe-se sobre agendamento de espaços aqui.

Atualmente não temos nenhum programa de trabalho voluntário, mas siga acompanhando estas informações na aba Contribua do nosso site.

As bibliotecas oferecem conexão wi-fi em toda a sua área, e temos computadores disponíveis para uso gratuito para cadastrados.

Olá. Se você fez o empréstimo da forma tradicional, precisa devolver na unidade onde pegou. Se foi empréstimo entre bibliotecas, sim, pode.

Lamentamos o inconveniente. Escreva para nós em um dos emails abaixo e explique sua situação:

Biblioteca Parque Estadual – faleconosco.bpe@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Manguinhos – faleconosco.bpm@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Niterói – faleconosco.bpn@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Rocinha – faleconosco.bpr@biliotecasparque.rj.gov.br

Consulte a aba Trabalhe Conosco deste site.

Para propor a realização de atividades nas Bibliotecas Parque, envie seu projeto em PDF para um dos endereços de e-mail abaixo:

Biblioteca Parque Estadual – projetos.bpe@bibliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Manguinhos – programacao.bpm@bibliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Niterói – programacao.bpn@bibliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Rocinha – programacao.bpr@bibliotecasparque.rj.gov.br

 

E que informações precisa ter esse PDF?

Para a compreensão de sua proposta, observe as seguintes orientações:

1- Certifique-se de que seu projeto contém texto explicativo, descritivo das atividades, imagens e link para vídeos

2- Em caso de projeto de exposição, inclua o layout do projeto expositivo

3- Indique o espaço solicitado (verifique as opções nas abas agendamentos de espaços deste site)

4- Indique período e total de datas pretendidas para a realização do projeto

5- Indique os horários de montagem, entrada de produção, entrada do público, realização do evento, saída do público e saída da equipe de produção

6- Caso haja flexibilidade nas datas e horários, indique outros períodos ou datas possíveis

7- Indique o perfil e a quantidade público previstos

8- Indique se o projeto cobra taxa de inscrição ou bilheteria dos participantes / público

9- Indique se haverá comercialização de algum produto, livro ou objeto durante sua realização na Biblioteca Parque

10- Indique o plano de comunicação do projeto e se o projeto possui assessoria de imprensa própria

11- Indique se o projeto depende de recursos da Biblioteca Parque para ser realizado, se há possibilidade de ser realizado em regime de parceria por cessão de espaço ou por participação de bilheteria

12- Caso o projeto possua recursos captados, indique o nome de seus parceiros, apoiadores e patrocinadores.

Na rede de Bibliotecas Parque não há multas por atraso. Atualmente, há uma penalização que impede o empréstimo durante o mesmo número de dias de atraso. Por isso, evite atrasar a devolução de livros.

De fato, o sistema Alexandria pode apresentar problemas técnicos no momento da renovação. Lamentamos o inconveniente e pedimos que nos envie um email com o assunto “RENOVAÇÃO” para um dos endereços abaixo. Nele inclua seu nome completo, número da matrícula e título dos materiais que deseja renovar. Vamos encaminhar ao setor responsável, que tomará as devidas providências.

Biblioteca Parque Estadual – faleconosco.bpe@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Manguinhos – faleconosco.bpm@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Niterói – faleconosco.bpn@biliotecasparque.rj.gov.br

Biblioteca Parque Rocinha – faleconosco.bpr@biliotecasparque.rj.gov.br

Digitar usuário + Senha >> Clicar “Entrar” >> Após logado >> Clicar em “Conta” >> Em “Conta” >> Localizar “Empréstimos/Reservas >> Ativo >> Empréstimos >> Localizar o material a ser renovado >> Clicar no botão “Renovar” >> Atenção à mensagem exibida, pois a renovação ou não do prazo de devolução do material dependerá se a renovação do item está de acordo com as políticas da Biblioteca (é preciso fazer a renovação até 15 dias após o empréstimo, depois é impossível renovar tanto online quanto presencialmente, e será preciso devolver o livro).

Acesse http://bibliotecasparque.alexandria.com.br/pesquisa_idg/. Em “Email/Mat”, escreva seu nº de matrícula e clique em “Esqueceu a senha? / Primeiro acesso”. Uma senha numérica será enviada ao seu e-mail. Acesse novamente o sistema Alexandria usando sua matrícula e essa senha. Em seguida clique em “Conta”, ao lado de seu nome completo, no alto à esquerda. Aparecerá o material que está com você. Aí é só renovar.

Veja um tutorial aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RUU5wf9AGZQ

Lembramos que só é possível renovar até o 15º dia de empréstimo.

Para se cadastrar nas Bibliotecas Parque, basta trazer um documento com foto e um comprovante de residência – dos últimos três meses – de qualquer cidade do estado do Rio. Caso você seja menor de idade, é preciso também a cópia de um documento com foto de algum responsável.

Saiba detalhes sobre as melhores formas de chegar às Bibliotecas Parque neste link.

As Bibliotecas Parque Estadual e Niterói funcionam de terça a sábado, das 11h às 17h. Já as Bibliotecas Parque Manguinhos e Rocinha funcionam de terça a sábado, das 10h30 às 16h30.

Contratações de pessoal

As contratações para as Bibliotecas Parque são feitas pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Saiba mais sobre os processos seletivos abertos em www.idg.org.br/trabalhe-conosco/processos-seletivos-abertos/ ou envie seu currículo para nós: www.idg.org.br/trabalhe-conosco/envie-seu-curriculo/

Contato para imprensa

Para se comunicar com nossa assessoria, utilize o email abaixo. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto das Bibliotecas, conheça nossa publicação Soma Aê!!!. Para ter nossas logos e Manual da Marca, acesse Identidade Visual.

rafael.cavalcanti@cdn.com.br

Ouvidoria

Você pode enviar sugestões, críticas e dúvidas para o nosso Fale Conosco ou pode se comunicar diretamente com o canal de Ouvidoria da Secretaria de Cultura.