Espaços

Para além de estantes de livros e mesas de estudos, as Bibliotecas Parque oferecem uma enorme variedade de espaços para que a visita ao mundo dos livros seja uma experiência única! Conheça os ambientes de lazer, oficinas, estudo, convivência e leitura de todas as unidades da Rede de Bibliotecas Parque.

Espaço Mundo

O Espaço Mundo é um setor dedicado a promover e a divulgar a produção intelectual, literária e artística de âmbito internacional. Esse recorte do acervo é voltado para estrangeiros, estudantes, interessados em geral e, ainda, para consulados, embaixadas e instituições estrangeiras, que podem contar com um espaço para disseminação de sua cultura

Estúdio

Um estúdio de gravação completo, com microfones e pré-amplificadores de ponta (SSL, Universal Audio, Neumann, AKG, Sennheiser, Shure), estação de Pro-Tools HDX e monitoração Dynaudio, que futuramente poderá ser alugado para gravação de álbuns e oferecerá cursos como produção de trilha sonora e áudio.

Teatro Alcione Araújo

Um espaço multimídia para teatro, música, dança e eventos, com 195 lugares. Projetado pelo arquiteto José Dias, o ambiente modular, com 250 m², recebe peças de teatro para adultos e crianças, espetáculos de dança, performances visuais, musicais e leituras cênicas. No foyer, repare no revestimento com azulejos assinado pelo Coletivo Muda.

Jardim Suspenso

Uma área verde no topo da Biblioteca, o Jardim Suspenso tem canteiros de ecotelhado com drenagem que capta a água da chuva para reuso; espaço de convivência e vista panorâmica para o Centro do Rio, protagonizada pelo edifício da Central do Brasil.

Guanabarina

No espaço, que reúne obras dos séculos XV ao XXI, há um acervo de mais de 22 mil itens, incluindo livros, acervo iconográfico, mapas e fac-símiles de periódicos. Destaca-se o material bibliográfico sobre a transformação do estado do Rio e raridades como obras autografadas por Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Cecília Meireles. A Guanabarina atende exclusivamente a pesquisadores.

Auditório Darcy Ribeiro

Com estrutura para receber de apresentações musicais a cursos e palestras, passando por encontros com autores, o Auditório Darcy Ribeiro acomoda um público de até 75 pessoas no subsolo da biblioteca.

 

Biblioteca Infantil

Colorida e lúdica, a Biblioteca Infantil oferece mil possibilidades às crianças de até 10 anos: desenhar nas mesinhas, brincar, ouvir histórias, participar de oficinas e, claro, ler muito de nosso acervo de cerca de 9 mil livros! Além disso, o espaço possui objetos de mediação de leitura que estimulam o gosto das crianças pela literatura.

Quadrinhos

O setor reúne títulos de mangás, gibis e zines de vários estilos, de coleções como Marvel e DC Comics, em quadrinhos, e Naruto, Turma da Mônica Jovem, Moebius e Lourenço Mutarelli, em mangás; além de  uma instalação digital interativa para o público criar suas próprias HQs.

Acervo

O acervo da BPE abrange livros, DVDs, mapas, obras especiais, periódicos e livros digitais, totalizando aproximadamente 200 mil itens. A disposição do acervo foi pensada de forma inovadora em relação à maioria das bibliotecas: os itens mais procurados estão acessíveis de forma imediata para todos os usuários. A divisão dos setores também segue uma linha não convencional: vários deles, como Artes, Quadrinhos, Humanidades, entre outros, foram pensados para atender a públicos específicos.

Café Literário

Entre um livro e outro, que tal um café e um bom papo? Localizado em nosso subsolo, o Café Literário é o lugar perfeito para uma pausa na leitura e um bate-papo com café e lanchinhos. Saraus, lançamentos de livros e atividades infantis deixam o espaço ainda mais despojado e plural.

Atualidades

Um espaço bem iluminado e confortável para você se informar sobre as principais notícias do mundo.

Espaço do Ócio

Em tempos de alta produtividade e de velocidades que impedem a contemplação, um espaço para o ócio é mais que bem-vindo, com cadeiras confortáveis, revistas e publicações, tudo isso com vista para o monumento “Espelho antes do nome” (2014), de Waltercio Caldas.

Espaço Expositivo

Exposições de arte e de literatura, entre outras atividades, dão vida ao coração da biblioteca em nosso Espaço Expositivo.

Espaço Multimídia

Com 8 TVs de LCD, o público pode agendar um horário para assistir gratuitamente a milhares de títulos de todos os gêneros do cinema em cabines para até duas pessoas. O silêncio na biblioteca é garantido com o uso de fones de ouvido.

Espaço Leitores Especiais

Uma área totalmente adaptada às pessoas com deficiência (PCD), com modernos equipamentos de auxílio à leitura. O acervo do espaço segue o mesmo conceito de ampliação do acesso à leitura, oferecendo livros em diversas plataformas (Braille, audiolivros, livros digitais), para pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas e cognitivas.

Pátio

Aqui você pode falar à vontade, fazer reuniões, almoçar e lanchar ao ar livre. Nossa área externa tem mesas com iluminação, ideais para reuniões diurnas e noturnas, além de mesas para lanches e refeições. Aprecie o monumento de Waltercio Caldas criado especialmente para a BPE!

Laboratório 1

Sala em formato aula, fechada, climatizada e com wi-fi. Conta com mesa de professor e 25 cadeiras, além de projetor digital (Datashow) e lousa branca para escrever. Ideal para cursos, oficinas e pequenas palestras.

O uso de até 2h — sujeito à disponibilidade do espaço — deve ser solicitado no Balcão Cidadão. A locação para usos mais longos deve ser feita pelo e-mail projetos.bpe@bibliotecasparque.rj.gov.br.

Laboratório 2

Sala em formato reunião, fechada, climatizada e com wi-fi. Conta com mesa longa e 20 cadeiras, além de projetor digital (Datashow) e lousa branca para escrever. Ideal para reuniões, apresentações corporativas e cursos e oficinas que dependam de mesa.

O uso de até 2h — sujeito à disponibilidade do espaço — deve ser solicitado no Balcão Cidadão. A locação para usos mais longos deve ser feita pelo e-mail projetos.bpe@bibliotecasparque.rj.gov.br.

Laboratório 3

Sala em formato aula, fechada, climatizada e com wi-fi. Conta com mesa de professor e 25 cadeiras, além de projetor digital (Datashow) e lousa branca para escrever. Ideal para cursos, oficinas e pequenas palestras.

O uso de até 2h — sujeito à disponibilidade do espaço — deve ser solicitado no Balcão Cidadão. A locação para usos mais longos deve ser feita pelo e-mail projetos.bpe@bibliotecasparque.rj.gov.br.

Aquários

As cinco saletas com paredes de vidro, mesas e cadeiras no nosso primeiro andar podem receber até 8 pessoas. Ideais para estudos em grupo ou individuais, os aquários são espaços para quem quer um pouco mais de privacidade. Para usá-los é preciso agendar o uso nos balcões de atendimento.

Cineteatro Eduardo Coutinho

São 202 lugares neste ambiente híbrido que comporta encenações de teatro, dança, música e circo e exibição de filmes. Inaugurado em junho de 2014, o palco pode ser configurado como elizabetano, italiano ou arena e a plateia conta com adequações de acessibilidade e regras específicas para agendamento. Hall do Cineteatro Este espaço aberto, voltado para a Praça Cívica de Manguinhos, é ideal para receber ensaios, exposições, apresentações ao ar livre e saraus para até 150 pessoas.

Eduardo de Oliveira Coutinho foi um cineasta e jornalista brasileiro. É considerado por muitos como um dos maiores documentaristas da história do cinema do Brasil.

Jardim de Leitura

É um ambiente aconchegante para oficinas, reuniões e pequenas exposições para até 30 pessoas logo na entrada da BPM. Sala de Música Para cursos e oficinas de música com até oito pessoas, a BPM disponibiliza seu acervo de instrumentos como violão, flauta, pandeiros, instrumentos de percussão e piano. O agendamento é gratuito e exclusivo para professores e estudantes regularmente inscritos nos cursos e oficinas da BPM.

Salão Principal

Repleto de exemplares de literatura, artes, fotografia, literatura infanto-juvenil e música, guarda a maior parte do acervo. Possui computadores com acesso livre, incluindo redes sociais, jogos e canais de vídeos.

Espaço Multimídia

Acervo de filmes, documentários e curtas disponibilizados em seis aparelhos de TV com conectores para fone de ouvido.

Meu Bairro

Com telão e datashow, é ideal para ensaios, cursos, oficinas, palestras, apresentações artísticas e saraus para até 50 pessoas.

Sala de Estudo

Ambiente ideal para reuniões, grupos de estudo e workshop para até 10 pessoas.

Salão de Leitura

Fica no segundo andar o espaço dedicado ao estudo web e do acervo das Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Aplicadas, Ciências Naturais e Referências. Para acessar é preciso ter carteirinha e mais de 11 anos.

Manguinhos

Espaço dedicado a contar a história cultural do entorno da Biblioteca de forma colaborativa.

Salão de Leitura

Localizada no segundo andar da Biblioteca, o Salão de Leitura abriga o acervo dedicado às Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Aplicadas, Ciências Naturais e Referências.

O salão do segundo pavimento é um espaço reservado ao estudo e à pesquisa tanto no acervo quanto nas ilhas de computadores, não sendo permitido o acesso a redes sociais e jogos. Neste setor está localizado o núcleo de acessibilidade com equipamentos e programas que atendam pessoas portadoras de deficiência: programa browseraloud, programa DosVox; scanner, que digitaliza páginas e realiza a leitura para o usuário e linha Braille. A utilização do espaço é gratuita, a partir de 11 anos, mediante apresentação da carteirinha da rede de Bibliotecas Parque.

Sala Ciências

Localizada no segundo andar, a sala ciencias abriga o acervo dedicado Ciências Exatas, Ciências Aplicadas, Ciências Naturais, ciencias humanas e educação.

 

Sala Pensadores

Localizada no segundo andar, a sala pensadores abriga o acervo dedicado as ciencias humanas e referências.

Sala História Fluminense

Localizada no segundo andar, a sala pensadores abriga o acervo obras especiais, voltado para a formação da região Fluminense, com publicações do século XIX e XX.

Biblioteca Infantil

Localizada no primeiro andar, a biblioteca infantil abriga o acervo , livros-brinquedos e materiais audiovisuais. Na sala são realizadas ações para o público infantil, sempre tendo o livro como base.

Sala Audiovisual

Localizada no primeiro andar, a sala audiovisual abriga 1.384 DVDs e partituras.

Sala Cultural

Localizada no primeiro andar, a sala audiovisual abriga o acervo referente a literatura brasileira, árabe, americana, alemã, inglesa, espanhola e portuguesa.

Sala Multiplicidade

Localizada no primeiro andar, abriga o acervo infanto juvenil e das ciencias humanas. Neste setor está localizado o núcleo de acessibilidade com equipamentos e programas que atendam pessoas portadoras de deficiência: programa browseraloud, programa DosVox; scanner, que digitaliza páginas e realiza a leitura para o usuário e linha Braille.

DVDTeca

A Dvdteca conta com acervo de mais de 700 filmes que podem ser apreciados em 7 telas com fones de ouvido. Cada tela tem capacidade para 4 pessoas. O espaço também é utilizado para atividades de pequeno porte, como: cineclubes, apresentações musicais, atividades educativas etc., e possui ainda módulos com revistas, jornais e alguns livros.

Teatro

Utilizado para ensaios dos grupos de teatro e dança da Rocinha, para apresentações de grupos e artistas em geral e para eventos da região. Capacidade de público: 100 pessoas. Conta com camarim com 2 banheiros.

Sala Corpo

Utilizado para ensaios dos grupos de teatro e dança da Rocinha, além de aulas e oficinas, como: yoga, dança do ventre, dança de rua, capoeira. Capacidade de público: 30 pessoas.

Internet Livre

Espaço utilizado para acesso livre à internet. Para utilização é necessário ter cadastro na biblioteca, bastando apresentar a carteirinha ou o protocolo. Cada pessoa tem direito a uma hora de acesso por dia. O educativo realiza ações no espaço, como o Devoradores de livros (http://www.devoradoresdelivros.com.br/).

Sala Multiuso

Utilizada para palestras e workshops. A sala conta com 25 cadeiras e quadro branco.

Varanda da Internet

A varanda da internet livre funciona como espaço de convivência e para a realização de alguns eventos. Atividades mais despojadas e ações da programação cultural, como roda de capoeira e aulão de yoga, são frequentes. O espaço é é um dos preferidos por crianças e jovens que frequentam o prédio.

Biblioteca

A BPR conta com acervo de livros nos mais variados gêneros e assuntos, desde títulos literários a dicionários de referência. Os livros sobre a questão da favela ganham especial destaque. Todos os meses, a equipe de acervo elabora módulos temáticos, seja com os livros novos seja com efemérides. Geralmente, os lançamentos de livros são feitos no espaço.

Biblioteca Infantil

A BI conta com acervo infanto-juvenil variado de mais de 700 títulos e destina-se a crianças até 11 anos de idade. As crianças contam com o apoio do profissional que estiver no setor para o desenvolvimento de atividades, além de poder participar da programação de atividades existentes. O espaço possui 2 computadores para uso durante 30 minutos por criança. Crianças até 6 anos não podem frequentar o espaço sem o responsável. Capacidade de público: 10 crianças e 3 adultos.

Cozinha e Varanda

A varanda do último andar não é aberta ao público e a visita ao espaço só funciona mediante agendamento prévio ou durante eventos específicos, como cursos e oficinas. A cozinha industrial possui equipamentos profissionais e já recebeu diversos cursos de gastronomia do Sebrae e Sesi, além de uma ocupação do Intituto Maniva de Ecochefs, em 2014.