Bibliotecas

foto-4-fachadas-rgb-1170

 

As Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro trazem o conceito de espaço vivo e aberto à comunidade com promoção de acesso à cultura e ao conhecimento democrático e ilimitado. Elas têm um papel fundamental na formação do cidadão, por meio do desenvolvimento e da transformação social. Como assim?

A Biblioteca Parque representa uma mudança de visão de mundo: queremos que o livro deixe de ser para poucos e passe a ser possível para todos.

A ação da Secretaria de Cultura ao criar as Bibliotecas Parque aponta para um novo conceito, contemporâneo, de formação de leitores. Elas são espaços de leitura e de pesquisa, mas também de encontro e produção de cultura, o que diferencia as BPs de bibliotecas tradicionais. Como o próprio nome diz, as BPs são como um parque: tem-se acesso a teatro, cinema, aulas de dança (em alguns casos) e até Cozinha-Escola, como na BPR C4, nunca esquecendo o livro como ponto de partida de toda essa efervescência.  Assim, o acervo disponível passa a fazer mais sentido para o frequentador que se relaciona com a biblioteca por meio de atividades diversas, tornando-se co-autor da própria experiência estética em contato com as diferentes artes.

Depoimentos

Os niteroienses merecíamos um espaço de leitura como o da BPN. Uma biblioteca moderna, confortável, com atividades e bom acervo. É um espaço para todos; todos com interesse pelos livros! Vamos ler, galera!

Monique Brito

Monique Brito FREQUENTADOR DA BPN