A Biblioteca

     

    As Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro trazem o conceito de espaço vivo e aberto à comunidade com promoção de acesso à cultura e ao conhecimento democrático e ilimitado. Elas têm um papel fundamental na formação do cidadão, por meio do desenvolvimento e da transformação social. Como assim?

    A Biblioteca Parque representa uma mudança de visão de mundo: queremos que o livro deixe de ser para poucos e passe a ser possível para todos.

    A ação da Secretaria de Cultura ao criar as Bibliotecas Parque aponta para um novo conceito, contemporâneo, de formação de leitores. Elas são espaços de leitura e de pesquisa, mas também de encontro e produção de cultura, o que diferencia as BPs de bibliotecas tradicionais. Como o próprio nome diz, as BPs são como um parque: tem-se acesso a teatro, cinema, aulas de dança (em alguns casos) e até Cozinha-Escola, como na BPR C4, nunca esquecendo o livro como ponto de partida de toda essa efervescência.  Assim, o acervo disponível passa a fazer mais sentido para o frequentador que se relaciona com a biblioteca por meio de atividades diversas, tornando-se co-autor da própria experiência estética em contato com as diferentes artes.

História

Conceito Parque

Para além dos livros em um acervo disponível, a Rede de Bibliotecas Parque investe em tecnologia, teatro, cinema, dança, culinária, música para valorizar a cultura literária no Rio de Janeiro. Buscamos promover conhecimento com pleno acesso a bens culturais, estímulo à criatividade, inovação social, amplo acervo e experiências lúdicas.

Saiba mais

Rede Biblioteca Parque

Somos uma rede de quatro unidades de Bibliotecas Parque que representam verdadeiros centros culturais de referência de artes e literatura no Centro do Rio de Janeiro, em Manguinhos, em Niterói e na Rocinha.

Estadual Estadual

A BPE é resultado de inovação social, além de reformas arquitetônicas e estruturais em um prédio localizado na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio de Janeiro. Filial da rede de Bibliotecas, é referência em acervo, sustentabilidade e em acessibilidade.

Saiba mais

Manguinhos Manguinhos

Primeira unidade da rede, conta com pontos de luz da cultura na comunidade. A BPM é considerada um espaço cultural e de convivência, que oferece à população ampla acessibilidade.

Saiba mais

Niterói Niterói

Reinaugurou em 2011 um dos principais prédios da Praça da República, no centro da cidade, datado do início do século. A BPN aposta na ampliação de suportes de leitura e nas múltiplas linguagens culturais e artísticas para aproximar o mundo dos livros da comunidade do entorno.

Saiba mais

Rocinha C4 Rocinha C4

A BPR funciona em um prédio de cinco andares recheado de atrações e uma ampla variedade de cursos. Somos um canal de promoção de cultura e cidadania no qual os próprios moradores são agentes de transformação.

Saiba mais

Depoimentos

A BPE é simplesmente um lugar maravilhoso pelo acervo, pelos espaços e principalmente pela proposta educativa e cultural. Eu, que já frequentava bibliotecas, agora vou morar na BPE. Impossível ficar longe de toda essa maravilha! Qualquer elogio exagerado ainda será pouco pra traduzir a beleza que é este espaço. Excelente, divino, bonito, maravilhoso!

Marcia Valeria Teixeira

Marcia Valeria Teixeira FREQUENTADORA DA BPE

Espaço de interação social de primeira qualidade!
É uma grande honra poder estar compartilhando um momento de minha vida junto a este projeto.

Sandrigo Monteiro

Sandrigo Monteiro FREQUENTADOR DA BPR

Sempre que vou à biblioteca sou muito bem recebida. Todos vocês que trabalham na BPM estão de parabéns!

Francineia Cardoso

Francineia Cardoso FREQUENTADORA DA BPM

Os niteroienses merecíamos um espaço de leitura como o da BPN. Uma biblioteca moderna, confortável, com atividades e bom acervo. É um espaço para todos; todos com interesse pelos livros! Vamos ler, galera!

Monique Brito

Monique Brito FREQUENTADOR DA BPN

Relações Comunitárias

Para fazer a diferença nos territórios que estamos não basta um prédio repleto de livros, é preciso se relacionar com as pessoas.

Nossos principais objetivos ao dar atenção para a relação que estabelecemos com as comunidades do entorno das Bibliotecas são:
- torná-la um equipamento cultural de todos;
- abrir os espaços de convivência, estudo e criação dos prédios para qualquer pessoa que queira adquirir conhecimento e se transformar;
- promover a cidadania cultural;
- auxiliar no direcionamento de demandas para outros serviços públicos.
- potencializar grupos artísticos e culturais das regiões;
- criar acervos comunitários;
-fazer a diferença.

Saiba mais

Acessibilidade

Cuidar para que todos tenham seu direito de acesso ao conhecimento respeitado é uma das missões das Bibliotecas Parque.

As quatro unidades de nossa rede estão constantemente renovando seu acervo de itens acessíveis e de tecnologias que facilitam a integração de pessoas com deficiência nos espaços da biblioteca:
- teclados especiais em Braille
- lente de aumento eletrônica
- virador de página
- alto-relevo em imagens para cegos
- leitor de livros
- rampas
- elevadores
- banheiros adaptados
são alguns dos itens que já são realidade em nosso cuidado com este público.

Saiba mais